terça-feira, 13 de julho de 2010

Seu desejo levado a sério


Ao abrir um frasco de perfume, de creme ou de batom, você já teve a sensação de que aquele produto parece ter sido feito sob medida para as suas necessidades?

Não se trata apenas de impressão. Todo produto, seja de higiene, vestuário ou utilitário, é fruto de uma série de pesquisas que procura detectar e atender às necessidades e expectativas dos consumidores.

Na Natura, a área de Pesquisa de Mercado tem papel fundamental nos lançamentos ou mudanças que chegam até você. Os dados coletados contribuem tanto para o desenvolvimento de novos produtos quanto na apuração em relação à percepção da marca entre os consumidores. “É uma forma de trazer a voz do consumidor para dentro da empresa”, afirma Ana Becker, gerente de Pesquisa de Mercado da empresa.

O trabalho desenvolvido pela área é bastante complexo e abrange todas as regiões do nosso país. A pesquisa de mercado, como é chamada aquela que vai até o consumidor, acontece o tempo todo e agrega vários projetos simultâneos, nas mais diversas áreas da empresa. São realizadas consultas para detectar uma série de questões e comportamentos, desde as relativamente simples, como o impacto causado por um novo produto, até as mais complexas, a exemplo da percepção que as pessoas têm da empresa.

Os resultados são analisados por uma equipe de profissionais e validados internamente em várias etapas. Um trabalho e tanto, para garantir a qualidade do produto e da comunicação com o consumidor, deixando claro para ele o que esperar daquela fragrância, hidratante ou maquiagem.

Em cada região, um modo de ser

Para atender aos desejos e anseios do consumidor brasileiro, a Natura realiza pesquisas em todas as regiões do território nacional. A coleta de dados pode ser quantitativa, quando envolve um número grande de pessoas com representatividade estatística, ou qualitativa, quando ouve um menor número de participantes de forma mais detalhada e aprofundada.

A pesquisa etnográfica, por exemplo, é uma das formas de entender, por meio da observação, quais são os hábitos mais comuns dos consumidores em uma determinada região: como se vestem, suas cores prediletas ou como são seus hábitos de higiene. “Com esse mapa, podemos saber hoje que a relação do consumidor nordestino com o perfume é bem diferente daquela estabelecida por quem mora na região Sul do Brasil”, explica Ana Becker.

Esses dados são utilizados como fonte de inspiração na criação das linhas Natura e abastecem as áreas envolvidas no desenvolvimento de novos produtos. A pesquisa também é utilizada para entender melhor a reação dos clientes após os lançamentos. “Ao ouvir as reações e percepções dos nossos públicos, sabemos se a nossa proposta de produto ou serviço atendeu às expectativas”, explica a gerente.

A fragrância de Natura Homem Nitro, lançada em 2009, foi um dos projetos que levaram em consideração a visão do consumidor durante o seu desenvolvimento. “Realizamos pesquisas sobre o conceito e o produto. Foram os homens que selecionaram a cor da embalagem e validaram a aderência do conceito. Como resultado, Nitro vendeu um milhão de unidades no lançamento e se tornou mais um sucesso da perfumaria Natura”, conta Ana Becker.

Por tudo isso, sempre que usar um produto Natura, lembre-se de que ele foi feito especialmente para melhorar a sua vida. Como se existisse um pouquinho de você em cada frasco, cada fragrância, cada cuidado em sua pele.

Fonte: Natura

Nenhum comentário:

Postar um comentário