Uma ruga nunca é igual a outra.
Aprenda a identificar as diferenças - e as causas - das suas!
O processo de envelhecimento é basicamente o mesmo: com o avanço da idade, ocorre uma diminuição da espessura da pele. As fibras perdem sua integridade e elasticidade, o que favorece a flacidez. As rugas surgem, então, como um processo natural de envelhecimento da pele. Mas podem ser aceleradas ou atenuadas pelos fatores ambientais e pelo estilo de vida.
Mas você sabia que existem dois tipos de rugas diferentes? As chamadas rugas de expressão – que temos especialmente na testa, no canto dos olhos e ao redor dos lábios – acontecem onde a pele sofre maiores tensões. Essas tensões são causadas pelas mais de 15 mil contrações musculares diárias que fazemos para nos expressar (rir, chorar e se preocupar, por exemplo). Repetidas ao longo da vida, elas se fixam na pele em um ponto específico.
As rugas de envelhecimento, por outro lado, são frutos de um processo de desgaste ao longo dos anos. A pele envelhecida se torna mais fina e, como um todo, perde a elasticidade e a firmeza. Comparando a sua pele com um colchão, por exemplo, é como se as rugas de expressão provocassem danos em uma única mola, enquanto a de envelhecimento representasse a perda da firmeza da estrutura de molas como um todo.
Os principais agentes que contribuem para o desenvolvimento de rugas, tanto as de envelhecimento quanto as de expressão, são os agentes externos: fumo, estresse, grande exposição aos raios do sol. O fator genético também conta muito para o aparecimento dos sinais de envelhecimento. Em algumas fases da vida (como a menopausa, por exemplo, quando a mulher sofre com as alterações de hormônio), esse processo é acentuado.
No seu tratamento antissinais, há ativos que trabalham sobre os dois tipos de rugas. O Spilol, por exemplo, é uma das tecnologias mais avançadas para cuidar das microtensões da pele. O Elastinol+R, por outro lado, atua na reconstrução da derme. Em seu potinho de Chronos, no entanto, muitos destes ativos agora aparecem juntos, para prevenir, atenuar e tratar de todos os sinais trazidos pelo tempo.
Foto: Jacob Wackerhausen/iStockphoto.com
Fonte: Cuide da Pele
Nenhum comentário:
Postar um comentário