domingo, 30 de janeiro de 2011

A Natura entre as 100 Empresas mais verdes do mundo.

As brasileiras Natura, Petrobras e Bradesco figuram no Top 100. Líder do ranking é norueguesa do setor energético

A definição que o termo "sustentável" assumiu já é muito ampla e permite interpretações mais rígidas ou mais complacentes. A empresa canadense Corporate Knights divulgou neste final de semana o 7º ranking anual das 100 empresas mais sustentáveis do mundo, segundo reportagem da publicação americana Forbes. Fazem parte dos critérios utilizados pelos canadenses contemplaram questões ambientais, como desperdício de energia, grandeza financeira, a transparência e até mesmo as relações sociais, incluindo o pagamento de impostos e uma liderança compartilhada dentro da empresa. Sobreviveram a esses critérios três empresas brasileiras: a Natura (66ª), aPetrobras (88ª) e o Bradesco (91ª).
 Shutterstock

O primeiro lugar da lista pode surpreender. A empresa norueguesa do setor energético Statoil se destaca mundialmente na exploração de petróleo e gás. Segundo os organizadores do ranking, uma das características que colocou a Statoil no topo da lista foi a eficiência na produtividade hídrica. Além disso, trata-se de uma empresa cuja liderança é compartilhada e que traz capital para os cofres noruegueses. A americana Johnson & Johnson vem na segunda posição. No top 10 ainda se encontram a Nokia e a Intel (confira a lista abaixo).

A Genereal Electric, que figurava no primeiro lugar na lista de 2010, caiu para a 11a posição devido aos seus investimentos para o aumento da produtividade de carbono e energia. Toby Heaps, chefe da Corporate Knights, espera que a lista ajude a provar que a sustentabilidade faz bem para os negócios.

As empresas mais sustentáveis do mundo

1) Statoil - Noruega

2) Johnson & Johnson - Estados Unidos

3) Novozymes - Dinamarca

4) Nokia - Finlândia

5) Umicore - Bélgica

6) Intel - Estados Unidos

7) Astrazeneca - Reino Unido e Suécia

8) Credit Agricole - França

9) Storebrand - Noruega

10) Danske Bank - Dinamarca

66) Natura - Brasil

88) Petrobras - Brasil

91) Bradesco - Brasil

A lista completa você pode ver aqui

Fonte: Época NEGÓCIOS Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário