segunda-feira, 8 de março de 2010

Natura lidera ranking de empresas menos poluentes

O Environmental Tracking Carbon Ranking é um ranking das 1000 empresas menos poluentes no mundo, publicado pela Environmental Investment Organization, uma organização sem fins lucrativos do Reino Unido estabelecida em 1996 que trabalha para melhorar a atuação ecológica e ética dentro de empresas. No último ranking, divulgado em 22 de fevereiro, a Natura figura nada mais, nada menos do que em PRIMEIRO LUGAR. Mas antes de sairmos festejando esta posição louvável da Natura entre 1000 outras empresas espalhadas no mundo todo, quero ter certeza de que todos sabem bem o que isso representa.

O Environmental Tracking Carbon Ranking compara mil companhias do mundo de acordo com a sua emissão de gases que provocam o efeito estufa. Mas não é só isso. Como muitos relatórios de emissão podem ser manipulados, “maquiando” a verdade, o ranking leva também em conta os níveis de transparência e faz questão de verificar detalhadamente as informações declaradas.

A Natura passou a figurar neste ranking pelo compromisso que assumiu no ano de 2007 em atingir a meta de neutralizar todas as emissões de gases de efeito estufa - “GEE” - de suas atividades e produtos, com a criação do Programa Natura Carbono Neutro.

Este processo compreende 3 etapas básicas:

  1. Inventário: onde são feitos cálculos para chegar à quantidade total de gases emitidos
  2. Redução: oferta de produtos “neutros” ao consumidor no que diz respeito às emissões de gases de efeito estufa (GEE) ocorridas em todos os nossos processos e atividades, desde a extração de matérias-primas até o descarte de embalagens.
  3. Compensação: para as emissões que não podem ser evitadas, foram criados projetos para neutralizá-las totalmente. Clique aqui e vejo o mapa dos projetos apoiados pela Natura.
Conheci bem mais de perto tudo que está sendo feito pela Natura através do hotsite www.natura.net/carbononeutro . Vale a pena gastar 15 minutinhos para ler e conhecer os motivos pelos quais somos os melhores nisso dentre outras 100 empresas no mundo inteiro.

Pode parecer complicado, mas não é. Traduzindo isso para o nosso dia-a-dia de Consultores, a atuação da Natura em reduzir suas emissões de carbono começa desde a extração de matérias-primas e de materiais de embalagens, o trabalho dos fornecedores diretos, os processos internos, o transporte e o descarte de produtos e embalagens. Para exemplificar, a utilização de álcool orgânico nas fórmulas, a redução de páginas da Revista Natura, a otimização de embalagens e a ampliação do uso de materiais reciclados são alguns exemplos dessa política de redução.

Mas reduções ou neutralizações de carbono não são só compromissos das empresas, como vocês podem estar pensando aí com os seus botões. Cada indivíduo pode - e deve - reduzir suas emissões e compensar as que são inevitáveis. O site CarbonDown tem uma calculadora para você contabilizar suas emissões e dicas para você atuar em sua redução.

FAÇA A SUA PARTE!!!

Fonte Blog da Consultoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário