Sabe aquele blush que você só usa em ocasiões muito especiais ou o rímel que só sai da caixinha de maquiagem para acompanhá-la numa festa de arromba? Cuidado, eles podem estar com o prazo de validade vencido e trazer riscos para a beleza e a saúde. Aprenda a se proteger.

Vida últil
Como todos os produtos com componentes químicos e minerais, a maquiagem tem uma vida útil. Fora do prazo de validade, ela pode apresentar alterações na textura, na pigmentação e no odor. Além da perda da eficácia, o uso de produtos vencidos pode trazer riscos à saúde, provocando reações alérgicas, acne, ardência na área dos olhos ou até conjuntivite.
Irritação
As regiões mais sensíveis são as pálpebras, o colo, os lábios e o pescoço. Em caso de irritação, a primeira atitude é suspender o uso do produto. Para aliviar o desconforto, faça compressas de água boricada ou chá de camomila frio sobre o local irritado. Caso não melhore o mal-estar, procure orientação médica.
Durabilidade
Em média, produtos como rímel, blush, base, batom, gloss, lápis de olho e de boca, delineador, hidratantes, pincéis e esponjas têm prazo de validade entre três meses e um ano, dependendo da frequência de uso, da forma como eles são guardados e das normas internas de cada fabricante, baseadas no tipo de material utilizado, na durabilidade e em outros testes de resistência. No Brasil, está informação é obrigatória nos rótulos.
Validade
Confira os prazos de validade de alguns produtos, em média:
Rímel – De três a seis meses;
Base e pó compacto – De seis meses a um ano;
Batom ou gloss – Um ano;
Lápis de olhos, sobrancelhas e lábios – De seis meses a um ano;
Delineador – Um ano;
Hidratante – Um ano;
Pincéis – Quando lavados mensalmente com sabonete neutro têm validade indeterminada;
Esponjas – Devem ser sempre individuais e trocadas a cada três ou seis meses, dependendo da frequência do uso do produto.
Ao guardar
Além de o prazo em validade estar em dia, é preciso ter cuidado na hora de armazenar o produto. Embora na maioria das vezes os cosméticos e as maquiagens fiquem guardados no banheiro, o lugar não é o mais indicado para isso, já que é muito úmido. O ideal é manter os produtos em ambientes frescos e secos, longe do calor e da luz excessivos, e não se esquecer de fechar bem os recipientes.
Escolha
Na hora de escolher o cosmético observe atentamente as características da sua pele, como oleosidade, tonalidade, grau de sensibilidade e antecedentes alérgicos. Sempre verifique, também, se o produto utilizado tem o selo de qualidade emitido pela Anvisa ou pelo Inmetro.
Fonte: Jornal Extra
Nenhum comentário:
Postar um comentário